sexta-feira, 20 de maio de 2011

Baralho Cigano = a origem


Hoje trago um pouco da magia do baralho cigano para o meu Blog. Muitos acham que esse baralho significa apenas uma brincadeira de adivinhação, outros tantos - como eu - acreditam e/ou já sentiram o poder que essas cartas possuem.
Pouco se sabe sobre a verdadeira origem do baralho cigano. Alguns estudioso, sim existem estudioso sobre essa áreas, acreditam que tenham nascido na França com a Madame Lenormand, uma jovem astróloga que possuía os segredos daquelas simples cartas de um baralho. Segundo esses estudiosos, Lenormand foi uma grande cartomante, prevendo inclusive os êxitos e declínios de Napoleão Bonaparte.
Outros afirmam que o baralho vem de longa data, que egípcios, indianos e árabes já utilizavam as cartas para fazer previsões do futuro. Porém foram o povo cigano que em meio a suas andanças que levaram ao mundo a magia de previsão por meio dessas  singelas cartas.
Quando me refiro ao fato das cartas ciganas serem singelas, não falo de seu poder e sim de sua linguagem e das suas figuras. Como o tarô, o baralho cigano possuem imagens estampadas em suas laminas. Porém diferentemente do tarô, que possui uma simbologia e uma linguagem mais complexa, o baralho cigano é de uma simplicidade de simbologia e de interpretação. Tornou-se ainda mais simples por ser interpretado por ciganas, que na grande maioria não possuíam escolaridades nem tão pouco sabiam falar palavras difíceis.
Para os ciganos, o baralho é uma arte milenar, passada de mãe para filha. Poucas ciganas, porém possuem o dom de previsão do futuro e esse ensinamento, em geral, é passado somente para aquelas que possuem o dom.
Antes que completam seus 13 ou 14 anos, as ciganas virgens ainda, são ensinadas como deixar o poder da lua influenciar em seus dons. Alguns aprendem o poder das ervas, outras tantas aprender o poder das cartas. Mas todas, sem nenhuma exceção, aprendem a lidar com a sensibilidade e o poder vindo da luz lunar.
O nome baralho cigano é dado justamente por ter sido os ciganos quem apresentou ao mundo esse tipo de oráculo. Vindos sabe-se lá de onde, nem muito menos para onde, o ciganos acampavam de cidade em cidade, levando a magia das danças, da música e da previsão do futuro. Em cada cidade, a magia do baralho cigano ficava e assim o mundo conheceu o poder desse oráculo.
 Não se pode negar que o baralho cigano é um oráculo, nem tão pouco dizer que não possui seus encantos. Para alguns um oráculo pobre em interpretação, por possui cartas singela de linguagem e de fácil interpretação. Para outros, no entanto, é tão nobre como qualquer outro oráculo, pois seu poder deve exclusivamente da cartomante que o interpreta e não da simplicidade das cartas.
Para quem não o conhece a fundo o baralho cigano, o BLOG MAGIA ETERNA – ESOTERISMO, trará ao longo desta semana, artigos explicando o uso do baralho cigano. Tentaremos explicar como deve ser escolhido o baralho; como armazená-lo, limpá-lo e; principalmente como interpretá-lo.
Deixo de ante mão bem clara, que a intenção deste blog não é substituir nenhuma cartomante, ou formar novas cartomantes. Pelo contrário, pretendemos esclarecer a população que não existe nenhuma mentira ou fraude na cartomancia. O baralho cigano e como tantos outros oráculos, são uma ciência, que envolve anos de aprendizados, dom e um pouco de magia intuitiva.
Existem profissionais que são realmente qualificados para exercer a cartomancia com o devido cuidado. Como também existem, alguns tipos de pessoas que fingem saber dominar esse tipo de oráculo. A verdadeira cartomante, não decorar significado, ela dá asas a sua interpretação e a sua colocação na mesa.
Um carta pode ter inúmeros significados, irá depender da situação, da posição, das cartas em voltas e da sensibilidade, experiência e discernimento de quem a interpreta.
Espero nos encontrarmos em breve para falarmos um pouco mais sobre essa magia que tanto atrai milhares de pessoas e que já ajudou de uma forma ou de outra tantas outras pessoas que a buscaram para entender o significado de sua vida.

Que a magia esteja com vocês!

2 comentários:

  1. Olá Magia Eterna, Sou Beatriz Santana, aluna de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Esse mês estou com a missão de desenvolver um rádio documentário sobre Cartomancia e seu blog me ajudou demais na apuração, gostaria de te convidar para uma entrevista em áudio, sobre o tema Cartomancia mesmo.

    Esse é meu email biasdamasceno@gmail.com e meu telefone é 21 987429509

    ESPERO QUE RECEBA A MENSAGEM

    ResponderExcluir