sábado, 21 de maio de 2011

Baralho cigano - tipos e variações.




Muitas pessoas costumam me perguntar quais os tipos de baralhos ciganos existente no mundo? E um baralho cigano é a mesma coisa que um tarô? Se não é, qual as diferenças? Quantos tipos existem? E como identificar se o que estou consultando é um baralho cigano ou se é um tarô?
É preciso antes de tudo, explicar que baralho cigano é diferente de tarô e/ou do baralho que costumamos jogar jogos de cartas (cartas de divertimento).
A diferença é que: no tarô existem os arcanos maiores e os arcanos menores, o que totaliza 78 cartas contando com a parte nobre de cada naipe; já as cartas que utilizamos por divertimento, possui 52 cartas, com os reis, rainhas, valetes e coringas.
O baralho cigano (cartas de adivinhação) possui 36 cartas, numeradas de 1 a 36, sem a utilização de cartas nobres (reis, rainhas ou valetes), porém cada carta possui os naipes que o baralho de divertimento também possui e que o tarô deixa dividido nos arcanos menores.
Cada lâmina do baralho cigano, possui a figura que representar e o naipe que aquela carta tem de influência. Nas lâminas pode aparecer figuras referentes a animais, natureza ou objetos que caracterizam um momento e que facilita a interpretação.
Outra diferença é que o baralho cigano é voltado para a vida prática, já o tarô tem uma leitura mais espiritual e, o de divertimento, como o próprio nome já diz, serve para jogar por prazer. Porém, algumas ciganas, utilizam o baralho comum para fazer previsão do futuro.
Essas ciganas possuem domínio ainda maior com os arcanos menores do tarô e conseguem interpretar sem a necessidade de visualização de imagens. Muito raro esse tipo de jogo entre as cartomantes, pois uma única carta pode significar inúmeras interpretações e quando existem imagens nas laminas, pode-se interpretar com maior rapidez.
 A clareza das respostas também é outra característica distinta do baralho cigano. Como disse na postagem anterior, esse tipo de oráculo era utilizado por ciganas, que na maioria das vezes tinham baixa escolaridade e muita objetividade na interpretação.
Existem basicamente quatro ou cinco tipos de baralho cigano distintos, porém na grande maioria apresentada no mercado atualmente são variações dos baralhos antigos.
O baralho de Lenormand é o mais antigo dentre os pesquisadores. Este baralho possui características francesas na arte, sua simbologia se mistura com a sabedoria dos arcanos do tarô, porém mantém uma forma simplificada de linguagem.
Há o baralho russo. Esse tipo de baralho também pode ser visto como espanhol e costuma falar das situações cotidianas com maior facilidade. De vez de apresentar um cigano e uma cigana como cartas de simbologia ao consulente, usam a figura de um homem e de uma mulher, ou ainda de uma espanhola.
 O baralho real cigano possui as 36 cartas, porém pode sofrer uma variação e perder algumas laminas, aparecendo com apenas 28 cartas no jogo. Esse tipo de baralho costuma dá maior objetividade nas respostas e serem ideais para responder sobre os aspectos espirituais do consulente. Ele pode ainda chegar a fornecer datas, nunca nomes (pouquíssimo utilizado no Brasil).
É importantíssimo dizer, que o baralho cigano não revela nomes, nem tão pouco fornece prazos para acontecimento de suas previsões. Caso deseje saber qual o melhor dia para fazer uma festa de casamento – para que o casal seja feliz – consulte a numerologia, nunca o baralho. Porém se a pergunta for, sobre a felicidade do casal, ai sim o baralho poderá responder.
Ainda existe o tarô cigano, que não é um tarô propriamente dito. São as mesmas cartas de Lenormand, porém a ênfase da leitura se baseia nas figuras apenas.
Haverá varias variações dos baralhos ciganos, em tese, o que muda é apenas a arte que as laminas demonstram, o conteúdo de interpretação continua o mesmo. Modifica-se o conteúdo de interpretação de um baralho para um tarô, jamais haverá essa modificação de baralho para baralho.
Deixo aqui algumas formas de baralho. E em breve voltaremos a nos encontrar.

Baralho cigano mais comum.


Baralho estilo russo ou espanhol
Baralho cigano 



Que a magia esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário